Em breve: Baixe o nosso aplicativo na Play Store e fique por dentro das novidades.

Comentários sobre o Salmo de n° 63

Comentários sobre o Salmo de n° 63

O sobescrito diz que Davi estava no “deserto de Judá” quando escreveu esse salmo, de modo que o cântico provavelmente corresponde ao tempo da revolta de Absalão (2 Samuel 15.23). Davi a despeito do que passava olhou para o alto, para o Senhor e reafirmou sua fé e seu amor.

  1. Nos primeiros versículos ele demonstra seu anseio por Deus. (vv.1, 2)

Salmos 63.1-2 – Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; (2) Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário. 

Nota: ele estava num lugar ermo, sentindo fome e sede, porém deus anseios mais profundos eram de ordem espiritual.

  1. Logo em seguida ele louva a Deus. (vv.3-5)

Salmo 63.3-5 – (3) Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. (4) Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos. (5) A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios,

Nota: provavelmente fazendo referência a impossibilidade de adorar como era de costume, sacrifícios, ele levantava as mãos. 

  1. Depois ele adora meditando lembrando do Senhor. (vv.6-8)

Salmo 63:6-8 – (6) Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. (7) Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. (8) A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta. 

Nota: Davi recordava sempre dos feitos do Senhor, algo que o mantinha de pé, revigorado.

Lamentações 3.21 Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança. 

  1. Termina o salmo com o regozijo em Deus. (vv.9-11)

Salmo 63:9-11 – (9) Mas aqueles que procuram a minha alma para a destruir, irão para as profundezas da terra. (10) Cairão à espada; serão uma ração para as raposas. (11) Mas o rei se regozijará em Deus; qualquer que por ele jurar se gloriará; porque se taparão as bocas dos que falam a mentira.

Nota: na verdade o que Davi desejava que a verdade de deus triunfasse sobre os mentirosos.

Pastor Oziel Nascimento

Em 25 de março de 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...