Em breve: Baixe o nosso aplicativo na Play Store e fique por dentro das novidades.

Antes que a lâmpada de Deus se apague

Antes que a lâmpada de Deus se apague 

(AR) 1 Samuel 3:1-3 – (1) Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram frequentes. (2) Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado no seu lugar {ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver}, (3) e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus, 

(AC) 1 Samuel 3:1-3 – (1) E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. (2) E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver), (3) E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus,

(NVI) 1 Samuel 3:1-3  –  menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli; naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram frequentes. (2) Certa noite, Eli, cujos olhos estavam ficando tão fracos que já não conseguia mais enxergar, estava deitado em seu lugar de costume. (3) A lâmpada de Deus ainda não havia se apagado, e Samuel estava deitado no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus.

INTRODUÇÃO: temos aprendido que o AT não deve ser visto como compêndio doutrinário e sim como palavra de Deus com riquíssimas lições para a nossa vida através de simbolismos e verdades apontando para algo ainda maior.

Exemplos:

(1) Isaías 61.1-3 –(1) O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; (2) A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; (3) A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.

Curiosidades:

(2) Deuteronômio 21.20-21 – (20) E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. (21) Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.

(3) Isaías 1.19 – Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

A lâmpada é retratada na Bíblia, como símbolo de luz e vida. O texto de 1 Samuel.3.3 –  diz que “antes que a lâmpada de Deus se apagasse, o Senhor chamou o menino.”. Deus nunca deixará a sua lâmpada se apagar.

  1. Samuel tinha cerca de 12 anos e servia ao senhor no templo.
  2. A palavra era rara.
  3. As visões não eram frequentes.
  4. Os olhos do Sacerdote Eli estavam escurecendo – literalmente e espiritualmente. Ler v.13
  5. No Tabernáculo, a lâmpada deveria permanecer acesa continuamente – 27.20 – Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para manter uma lâmpada acesa continuamente.

a) Os sacerdotes tinham algumas tarefas importantes para cumprir além de ministrar os sacrifícios, as ofertas e a adoração era também sua função cuidar que o fogo aceso sob o altar não se apagasse e que os candelabros ou candeeiros permanecessem acesos durante o dia e noite.

6. Se Ele ou os seus filhos Hofni e Finéias não cumpriam o seu papel Deus estava levantando outro – Ele sempre encontrará alguém para usar para dar continuidade à sua obra.

 I – 1- A LÂMPADA COMO SIMBOLO DE LUZ

  1. No Tabernáculo, a lâmpada deveria permanecer acesa continuamente (Ex.27.20).
  2. Em 2 Sm.22.29, está escrito que o Senhor é a nossa lâmpada, e derrama luz nas nossas trevas.
  3. A Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés, e luz para os nossos caminhos (SL.119.105).
  4. Em Pv.6.23, está escrito que o mandamento do Senhor é lâmpada.
  5. Essa lâmpada continuamente acessa aponta para Jesus – João 8:12 – Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.

II – Efeitos de uma luz continuamente acessa.

  1. Luz, que ilumina toda a casa – Lucas 15.8Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas e perdendo uma dracma, não acende a candeia, e não varre a casa, buscando com diligência até encontrá-la?
  2. Traz à tona tudo o que estiver desarrumado.
  3. Serve como condutora para o caminho.

a) Salmos 119:105Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.

b) Em Filipenses 2.15, Paulo ensina que devemos resplandecer como astros no mundo (Filipenses 2.15para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo,)

4.  Na luz podemos ver defeitos e imperfeições que não vemos no escuro.

5.  Com a luz as trevas se desfazem, pois, trevas é a ausência de luz.

Conclusão: devemos cuidar para que a luz de Deus não se apague na nossa vida, na vida de nossa família. Devemos orar para que a luz de Deus não se apague em nosso país. 

Pastor Oziel Nascimento

Em 03 de março de 2015

4 thoughts on “Antes que a lâmpada de Deus se apague

  1. maria disse:

    existe algum hino com este tema.antes que a lampada de Deus se apague

  2. Jeremy disse:

    De dia nao e necessario que a lampada fique acesa; no entanto, o oleo e preparado durante o dia para que as lampadas sejam acesas antes de escurecer. Elas ficarao acesas a noite toda e serao apagadas ao amanhecer. Uma vez que a lampada de Deus nao foi apagada, sabemos que Deus chama Samuel quando ainda esta escuro, de madrugada.

  3. Jeremy disse:

    A verdade e que Deus nos ultimos tempos nos falou plenamente na pessoa de Seu Filho e nas Escrituras que temos em maos

  4. Adão Nero;ev. disse:

    Amém;que Deus em sua infinita graça continue lhe abençoando e te usando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading...